Gênesis 25: 23-34 

- Uma pequena reflexão...

Neste capítulo se passa uma das histórias mais conhecidas da Bíblia: o nascimento dos gêmeos Esaú e Jacó.  Quando ouvi sobre esta história, o que era fortemente frisado era a briga dos irmãos e a troca da primogenitura de Esaú por um prato de sopa.
De fato, essas coisas não deixam de ser verdade! Esaú fez pouco caso de sua primogenitura ( Hebreus 12:16-17), porém, isso aconteceu devido ao que Deus havia dito para Rebeca:

Vers 23 - "Respondeu-lhe o SENHOR:
Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço."

Questões: Por que Esaú foi escolhido para servir a Jacó? Quais as qualidades de Jacó, para ter sido escolhido por Deus para dominar seu irmão mais velho?

OBS: Romanos 9: 11-13. 


Gênesis 26

Isaque acaba cometendo o mesmo erro do pai: mentiu com medo de ser morto. Fez isso, mesmo  Deus tendo garantido sua presença e proteção ( vers 3 ). 
O que mais causa impacto é o contraste do homem com Deus. Abraão, conhecido como pai da fé, por diversas vezes, questiona, duvida e ainda é conivente com a descrença de sua esposa ( Gênesis 15:2;16; 18:11-14;) . Da mesma forma, seu filho Isaque, ao mesmo tempo que confia a gravidez de sua esposa  nas mãos do SENHOR (Gênesis 25:21), mentiu afim de "preservar" a sua vida( Gênesis 26:7). Agora faça um exercício: retome todas as passagens em que ouve falhas na vida de Abraão e Isaque, e observe a conduta de Deus.
Observou...

Posso estar enganado, mas na conta que fiz, Abraão ouviu a promessa da Descendência mais de 7 vezes. Isaque, por enquanto ouviu 2, só que no mesmo capítulo! E Deus, mesmo com os erros que eles cometeram, mudou de ideia? Voltou atrás?

Fica uma pergunta um pouco mais pessoal: Por que não confio em Deus?

Comentários