Muita coisa ficou diferente após o dilúvio. A espessa camada de água na atmosfera já não mais existia. Com a mudança, a expectativa de vida do homem caiu drasticamente, de cerca de 900 anos, para 80 (nos dias atuais). Muitos animais não sobreviveram à mudança climática, e foram extintos. Com o fim da estufa perfeita, proporcionada por esta camada, grandes blocos de gelo se formaram nos polos sul e norte. A terra se tornou muito mais instável, com placas tectônicas desordenadas e instáveis, causando eventuais terremotos e expulsão de lava (vulcões).
Pelegue
Esse nome, apresentado na genealogia do capítulo 10, é uma referência à divisão de terra. Ainda que na Bíblia Linguagem de hoje esteja "divisão das nações", esta referência faz mais sentido à divisão da terra em continentes, causado justamente pelo dilúvio. Para quem gosta de dados mais técnicos, sugiro a leitura do livro "Como Tudo Começou", do cientista brasileiro Adauto Lourenço. Na página 212 há um gráfico super interessante com 10 evidências nos continentes do dilúvio "universal".
Churrasco tão amado do brasileiro
Este é bastante interessante, pois só veio a existir depois do dilúvio (Gênesis 9:3). Alguns já devem ter se perguntado porque na arca entraram um casal de cada espécie, enquanto animais puros foram sete pares (Gn 7:2). Há dois motivos: o uso desses animais para sacrifício a Deus; e que estes serviriam para alimento. Alguns ainda argumentam que os animais carnívoros começaram a comer carne somente neste momento. Para todos os efeitos, o churrasco, tão querido e amado, é dádiva de Deus para o homem! Alguém aceita o presente? Eu com certeza!!!
Ninrode
Neste novo mundo, também nasceu um homem que foi um grande guerreiro e conquistador. Dele veio a ideia da grande torre de Babel, e a consequente divisão das línguas (como castigo de Deus). Mas não somente isso. Fontes extra-bíblicas mostram que dele veio uma ideia idólatra que perdura até os dias de hoje. Tão forte, que bilhões de pessoas pelo mundo se entregam cegamente a esta ideia. Gregos, Romanos, Egípcios... Todos copiaram a mesma ideia. Se ficou curioso, há um folheto digital super interessante que conta essa história, bem resumido, mas pertinente. Você pode encontrar aqui.
Claro, que com todo respeito e sabedoria ao usá-lo ;-)
deus Satanás (II Coríntios 4:4)
Por causa do pecado humano, Deus não é mais o Rei deste mundo, e sim Satanás (João 14:30; II Coríntios 4:4). Deus se retirou e deixou de sustentar a perfeita criação, de tal forma que tudo está degradando. Essa é a principal característica do novo mundo em que vivemos. É justamente por isso que faz sentido dizer que devemos ser luz no mundo, porque ele jaz no maligno (I João 5:19).
Graças a Deus, porém, que ainda há um mundo por vir, realmente um Novo Mundo!
Comentários
Postar um comentário