Ilustração de Novas Tribos |
Talvez a primeira pergunta seria se Eva pecou quando mordeu ou quando desejou. Eu diria que quando mordeu. Até aquele momento, ela não tinha conhecimento do bem e do mal. Tinha apenas uma única ordem a cumprir: não comer daquela árvore. É interessante que Romanos diz que aqueles que não têm lei, serão julgados conforme a sua consciência, e à lei gravada em seus corações (Rm 2:14-15). Eva, porém ainda não tinha essa norma gravada. Isso veio após a mordida, quando se abriu os olhos. Se o desejo fosse pecado, então os olhos teriam sido abertos naquele momento.
É certo, porém, que foi um caso específico. A partir de então, todos os homens têm um tipo ou outro de norma gravada em suas consciências. São conhecedores do bem e do mal (ainda que conhecimento deturpado ou cauterizado). As consequências para o pecado são severas, e cada um experimentou algo específico. Adão teria que suar, Eva teria dor, a serpente iria rastejar, mas todos estariam banidos da presença de Deus (inclusive Caim, Abel, e todos nós).
Falando em Caim, qual foi realmente o pecado dele? É certo que orgulho. Abel ofereceu as primícias e o melhor, além de sua oferta envolver sangue (como demonstrado por Deus em 3:21). Caim, por sua vez ofereceu apenas frutos da terra. Deus podia sondar o coração, e por isso não se agradou da oferta dele. A Bíblia não é tão clara quanto ao que Deus viu em Caim, mas Hebreus 11:4 diz que Abel ofereceu com fé, então talvez o pecado, ou deficiência de Caim seja algo que Deus não viu - fé. O pecado e orgulho humano, a partir daqui, ganha proporções cada vez maiores. Assassinatos, imoralidade, falta de fé, ódio... E em meio a tudo isso, dois homens se destacam por andar com Deus Enoque e Noé.
Comentários
Postar um comentário