
Há diversas maneiras de se começar, quando se trata de Gênesis. Alguns optariam por argumentar que a criação é real. Isso é interessante, mas o projeto parte da primícia de que a Bíblia é inspirada por Deus, viva, e portanto, inerrante. Ainda assim, alguns argumentariam que se trata de apenas uma parábola, para mostrar o poder de Deus, porém, convenhamos, que melhor maneira de Deus demonstrar do que fazendo? Contando uma parábola? Finalmente, há aqueles que vêem 1 dia como 1000 anos. Ok, boa tentativa. Porém, temos que lembrar de que a Bíblia foi escrita por pessoas humanas, ainda que guiadas por Deus. Moisés escreveu Gênesis, e também Êxodo. Neste segundo, ele usa a mesma palavra "dia", quando diz que o povo de Israel não deve trabalhar no sábado. Estaria ele com a intensão de dizer que deveriam trabalhar 6 mil anos e descansar mil? Nem Matusalém viveu tanto!
Portanto, resta-nos a alternativa de que é real e literal. Há vários sites que tratam do assunto, vários livros e gente melhor do que eu, por isso não me aventurarei em descrever aqui, mas quero destacar alguns detalhes:- Apesar do verbo "criou" estar no singular, o hebraico para "Deus" está no plural. Uma referência à trindade, ou um equivalente ao aumentativo do português (Deusão).
- Deus criou tudo do nada, porém formou o homem (modelou) do barro.
- O único dia que Ele não "viu que era bom" foi no segundo, quando separou as águas, colocando uma grande camada de H2O na atmosfera, proporcionando um clima propício para o prolongamento da vida humana até quase mil anos. Para onde foi toda aquela água (afinal, não conseguimos viver tanto)? Por que Deus ficou em silêncio?
- Quando Deus ajuntou a terra em um só lugar, note que aqui está no singular (um só). Havia uma porção de terra, e uma de água. Já ouviu falar de Pangéia?
- Por que Deus criou primeiro a luz e depois o que produz a luz? Eu entendo que seja uma maneira de dizer "eu posso". Ou ainda melhor, mostrar que tudo existe em função de Deus, e não de outras coisas :-)
- A classificação animal, biblicamente falando (cultura hebraica antiga), é diferente do que conhecemos. Apenas peixes, aves e terrestres. Sendo assim, para a Bíblia, golfinho é peixe e morcego é ave. Está errado por causa disso? De maneira alguma! Apenas tem uma maneira diferente de classificar.
- Deus formou o homem segundo sua imagem - significa semelhante, não igual. Como uma foto, que não respira, não se meche, é pequena e frágil, feita de tinta e papel, mas todo mundo "jura" que é você.
O Poder de Deus é realmente espetacular. É impossível mensurar ou medir. Impossível de entender ou de explicar. No entanto, tudo que lemos nestes trechos mostram e de certa forma comprovam o poder de Deus. Pois Ele não somente criou, mas continua sustentando. É só você observar e se deleitar... Deus é incrível
Comentários
Postar um comentário