Abraão

Nesses dias entramos no personagem central do livro de Gênesis. Abraão é de extrema importância na Bíblia, inclusive em termos de culturas e povos (Hebreus e Árabes). Na verdade, é uma personagem interessante, especialmente se observarmos o progresso e amadurecimento no decorrer do livro. Vou explicar, ao menos este início.
  1. Abraão é chamado por Deus a mudar de terra. Apesar disso, a maior promessa aqui (Gn 12) é de que através dele, todas as famílias da terra seriam abençoadas. É fato, dele viria alguém com poder grandioso e transformador da humanidade. Precisa dizer quem é? Na verdade, eu faço questão de escrever: JESUS!
  2. Abraão obedece a Deus, mas há questões espinhosas em sua vida, como a mentira, o medo e a falta de confiança em Deus (afinal, para ser uma grande nação, deveria estar vivo. Então por que o medo de morrer?)
  3. Abraão recebe mais promessas (Gn 13). Legal, no versículo 11 Ló escolhe o oriente. 3 versículos pra frente, Deus diz que vai dar o oriente a Abraão.
  4. Abrão e cuidado por Deus (Gn 14). Sim, Abraão contra uma cambada de reis e seus exércitos. Quem vence? Abraão?!? Sim, mas não por ele mesmo. Melquisedeque, rei e sacerdote deixa claro que Abraão é abençoado pelo Senhor. Em outras palavras, Deus venceu a guerra. Gosto de ver o desapego de Abraão quanto ao dinheiro. Primeiro ele dá os dízimos. Segundo, ele recusa ficar com despojos de guerra.
  5. Abraão se converte (Gn 15). Isso mesmo, a conversão de Abraão se dá aqui (vers. 6) e a justiça de Deus lhe é imputada. Deste versículo nasce o termo (o título) a Abraão de "pai da fé" (Rm 4). 
Agora, note que progresso fantástico (vai continuar pelo livro, mas vou parar por aqui)! Deus começou a obra na vida de Abraão muito tempo antes de sua conversão. Deus escolheu, cuidou, abençoou, trabalhou, de tal forma que leva a concluir que Deus é o personagem central do livro (dãã)! É o arquiteto perfeito, preparando tudo para a vinda do descendente, que iria abençoar todas as famílias, e que já tinha sido prometido no capítulo 3, verso 15. Uau, nada escapou do plano dele! Nem mesmo quando os homens pecaram e fizeram tudo errado, ainda assim Deus foi (e é) perfeito!

Mas por que Deus cuidou tanto de Abraão? Fácil... foi graça. Abraão não merecia, mas Deus o amava. Segundo, o salvador (que não merecemos) viria da descendência de Abraão. Realmente, não há nem um justo se quer, isso torna a graça ainda maior.

Por que Deus tem cuidado tanto de você, mesmo antes de sua conversão? Esta resposta, eu deixo com você.

Comentários