Há tantos detalhes nesta história, que certamente esquecerei de alguns. Pra começar, quem eram os filhos de Deus e as filhas dos homens? A tradição judaica diz que os filhos de Deus eram anjos, interpretação semelhante que fez o diretor do famoso mas não tão bem sucedido filme "Noé". Essa visão, porém, vai contra o juízo de Deus direcionado apenas para o homem. Uma interpretação melhor seria de que os filhos de Deus são aqueles que confiavam em Deus, andavam com Ele, como Noé e Enoque. Estes, infelizmente se inflamaram em paixões pelas filhas daqueles que "odiavam" a Deus. Isso é muito forte em toda a Bíblia, o julgo desigual. Tanto no Antigo quanto no Novo testamento, Deus condena e julga severamente aqueles que fazem tais práticas.
Deus decide fazer desaparecer a raça humana: ok, Ele estava irado, porque até mesmo os que ainda o amavam caíram em pecado. Mas a raça humana não desapareceu! Estamos aqui, não estamos? Essa frase, dita por Deus, traz uma ênfase sobre a graça de Deus não só com Noé, que não merecia mas foi salvo, mas para com todas as pessoas até o dia de hoje, que não mereciam, mas estão vivas (ou estiveram vivas). Além do mais, havia uma promessa de libertador (que não merecíamos), mas a salvação de Noé possibilitou a vinda de Cristo. Este é um maravilhoso texto sobre a graça de Deus, em todos os sentidos!
120 anos... é papo, não é? Sim, de certa forma. Muitos homens, mesmo depois do dilúvio viveram mais de 120 anos, como Abraão (175) e Jacó (147). Então a Bíblia mentiu! Dã... Nós muitas vezes assumimos o papel de analfabetos funcionais e péssimos intérpretes bíblicos, deixando escapar pequenos detalhes de nossas observações e leitura. Deus disse que os dias do homem (note o singular) seriam 120 anos. "Homem" está no singular pois é uma referência à raça humana, e não indivíduos. Portanto, os humanos seriam exterminados em 120 anos, tempo suficiente para construir uma arca.
Espera aí!!!! Mas ninguém mais vive tanto nos dias de hoje!!! Não estava relacionado? Essa é parte que eu mais gosto! Lembra-se do segundo dia da criação? Deus havia colocado uma grande camada de água na atmosfera, algo que prolongaria a vida do homem (cientificamente falando). Toda aquela água caiu! A partir daí, a idade do homem foi caindo até "estabilizar" numa média de 80 ou 70 anos. Você lembra que o segundo dia da criação foi o único que Deus não viu que era bom?
Confesso que há grande ignorância de nossa parte ao ensinar crianças sobre a arca de Noé. Nossas ilustrações são patéticas, incoerentes e impossíveis. Geram mais dúvida e descrença do que bênção. A arca era feia e quadrada. Grande suficiente para cada espécie? Sim, para cada espécie, não raça. Os animais naquela época tinham material genético mais rico, e deles descendem as variações (menos complexas) que encontramos hoje. Sendo assim, não eram cachorros, mas caninos. Outra coisa, por que colocar um elefante gigantesco se você pode colocar filhotes? Sim! filhotes! Dessa forma, caberiam na arca. Mas há, também, um detalhe genial por parte do arquiteto. Haviam 3 andares. Dois ficariam abaixo do nível da água, sem janela, sem luz. Estes andares foram destinados aos animais. O frio e o escuro induzem os animais a um fenômeno chamado hibernação. Com animais dormindo, menos comida necessária.
Noé foi até o polo sul pegar um par de ursos e de pinguins? kkkk, essa é a melhor que costumo ouvir. Primeiro, havia polo sul? Em Gênesis 1:9 diz que Deus ajuntou a terra seca em um só lugar. Ou seja, não haviam continentes. Essa divisão, assim como as montanhas, vieram justamente por causa do dilúvio. Segundo, Gênesis 6:20 afirma que "dois de cada espécie virão a ti". Noé tinha a responsabilidade de construir a arca. Deus, de trazer os animais sabiamente escolhidos por Ele mesmo. Não o urso polar, ou o cinza, ou o panda, mas o urso que carregava a genética de todos estes. É o que chamamos, na ciência, de microevolução.
E a água? De onde veio água suficiente para cobrir o mundo? De dois lugares: das fontes do abismo, e da camada na atmosfera. Porém, essa água toda não cobriria toda a terra, pelo menos hoje. O pico mais alto é o Everest, com mais de 7 mil metros. Não existe tanta água no mundo para cobrí-lo. No entanto, como já disse, montanhas passaram a existir com o dilúvio, e não existiam antes dele. O impacto e estouro, causado pela pressão da água que saía do subsolo (fontes do abismo) foram tão fortes que racharam a terra, empurrando as peças para longe uma das outras, formando os continentes e montanhas.
Há evidências? Sem dúvidas. Mas para todas, há uma contra explicação. Por isso, fica a teu critério aceitá-las ou não.
- Camadas geológicas - foram formadas pelo dilúvio, e não por poeira em milhões de anos. Essa é a razão porque as camadas são diferentes no mundo inteiro.
- Fósseis - um animal, para fossilizar, precisa morrer asfixiado, e ter sobre ele uma pressão muito grande. É necessário muita água e lama.
- Cânions - Dizem que são formados por vento, mas os formatos e desenhos indicam escoamento de água.
- Mar morto - por ser abaixo do nível do mar, este mar era muito maior e vem secando. Ele é muito salgado porque neste processo a água se vai, e o sal fica. De onde veio o sal, se não há contato com o oceano? Do dilúvio.
- Cultura - mais de 200 culturas e povos espalhados pelo mundo, que não tiveram contato entre si (recentemente), tem alguma lenda a respeito de uma inundação mundial. Coincidência?
- Exploradores - alguns dizem ter visto na Turquia uma construção em madeira, que lembra uma arca. É muito difícil de ver pois está coberta de neve a maior parte do ano.
- Está na Bíblia - pra mim, esta é a maior de todas as evidências. Tudo nela é verdadeiro. E tudo que a ciência disser que é mentira, vai durar pouco! A Bíblia permanece a mesma por anos, mas a ciência muda a cada ano.
Quanto a mim, cada dia mais fascinado pela Bíblia! Deus é perfeito! A Bíblia é perfeita! Uau!
Comentários
Postar um comentário